O SINDICATO

O que é um sindicato?

CONTAX CEDE EM AUDIÊNCIASindicato é uma entidade fundada para a defesa comum dos interesses de seus associados. Ele surge da necessidade de um grupo de trabalhadores ter uma instituição que os represente. No Brasil, a organização sindical se dá por categorias, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Existem dois tipos de sindicatos conforme sua representação, são eles o sindicato laboral (representante dos trabalhadores) e o sindicato patronal (representante dos patrões). O SINTRATEL Campinas é o representante da categoria dos trabalhadores devidamente legalizado.

Por quê o sindicato é importante para você?

SAM_3734Após muitas lutas, foi garantido o direito constitucional do trabalhador em participar ativamente das ações que asseguram os direitos trabalhistas, tendo a opção ser sócio ou não do sindicato representavivo. Optar por ser um trabalhador sindicalizado é fortalecer a luta da categoria por melhores salários, mais segurança no ambiente de trabalho, pela manutenção e ampliação de benefícios, entre muitas outras garantias. Foi por meio dos sindicato que conquistamos benefícios importantes como o vale-refeição, o 13o. salário e a PLR, entre tantos outros.

A oposição enfraquece a categoria

A cada vez que um trabalhador chega ao sindicato para apresentar a sua carta de oposição, é como ele retirasse a força de sua categoria e todo o esforço realizado pela diretoria para ampliar o pacote de benefícios nos Acordos e Convenções Coletiva. Este documento, por sinal, é válido para todos os trabalhadores e não apenas para os sindicalizados.

Se cada trabalhador (a) fizesse a conta dos subsídios que os sindicatos oferecem nas diversas áreas de atendimento, ficaria fácil perceber as inúmeras vantagens em estar junto do sindicato em lugar de se opor. Aqui no SINTRATEL, por exemplo, os tratamentos odontológico, as colônias de férias, descontos para pousadas, e o mais importante: um corpo jurídico competente para conduzir os entraves e dificuldades trabalhistas que podem surgir com o seu empregador.

trabalhadores_contaxDeu para notar que o sindicato vai muito além da sua função elementar que é representar você frente ao sindicato patronal, certo? Ainda assim, falta ao trabalhador (a) observar o sindicato sob essa perspectiva, pois, sem a sua vontade de estar junto ao sindicato para ampliarmos as nossas conquistas, a luta fica bem mais difícil. Não se oponha, fique junto!

Aqui, o importante é você!

Sem trabalhadores não há sindicato. Sem sindicato os empresários não tem mais nenhuma barreira para acabar de vez com todos os direitos conquistados. O trabalhador sindicalizado é um cidadão de suma importância porque ajuda a manter um certo equilíbrio nas relações de trabalho. O sindicalizado ajuda a escrever a história!